sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Sabia que...

Estão em marcha as comemorações dos 150 anos da publicação de Amor de Perdição e de Memórias do Cárcere, de Camilo Castelo Branco.

Romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta, tradutor e um dos expoentes máximos do Romantismo em Portugal, Camilo Castelo Branco, primeiro visconde de Correia Botelho, nasceu em Lisboa a 16 de março de 1825 e morreu em São Miguel de Seide a 1 de junho de 1890.
Teve uma vida atribulada, passional e impulsiva; uma vida tipicamente romântica, que serviu de inspiração a alguns dos seus livros. Foi o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente da sua produção literária, que se traduziu em mais de duzentos e sessenta escritos, produtividade que nunca prejudicou o apuro ou a dimensão da sua obra, de referência na literatura portuguesa. A intensidade com que pautou a sua vida acompanhou-o até à morte, causada pela sua própria mão quando, em desespero devido a uma cegueira progressiva, desfere um fatal tiro de revólver na têmpora direita.

Sem comentários:

Enviar um comentário